For Rainbow > News > Uncategorized > Mostra ‘Censura Nunca Mais’ é destaque esta segunda no For Fainbow
Posted by: For Rainbow
Category: Uncategorized

Mostra ‘Censura Nunca Mais’ é destaque esta segunda no For Fainbow

Confira o que tem na programação desta segunda-feira (11/11) no 13º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero

A 13º edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, chega a seu quarto dia com muita festa, cinema e emoção. Na programação desta segunda-feira, o destaque fica por conta da mostra ‘Censura Nunca Mais’ – a ideia surgiu após ocorrerem problemas com algumas obras audiovisuais LGBT+ no Brasil. A Mostra tem início hoje (11/11), às 14h, na Sala 02 do cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação do For Rainbow é inteiramente gratuita.

Cinco obras serão exibidas nessa sessão especial. “Rebento” (17′, dir.: Vinícius Elizário) conta a história de Zói, um garoto que recém descobriu a gravidez de sua namorada. O curta de ficção traz o ponto de vista do futuro pai, enquanto que o habitual é acompanharmos o lado da mulher na situação. Em “Afronte” (16′, dir.: Bruno Victor e Marcus Azevedo), uma mistura entre ficção e realidade, o relato de Victor Hugo – um jovem negro, gay, morador da periferia do Distrito Federal – une-se ao de outros jovens para revelar histórias de resistência e de valorização do gay negro.

Em “Nosso sagrado” (31′, dir: Gabriel Barbosa, Fernando Sousa e Jorge Santana), os diretores narram perseguição a comunidades tradicionais de terreiro no Rio de Janeiro – há registro de mais de 200 objetos apreendidos que compõem, hoje, acervo do Museu da Polícia Civil. “Mente Aberta” (8′, dir.: Getúlio Ribeiro) conta história de homem que, após término de relacionamento, analisa sozinho as razões do término no banho. E o cearense “Aqueles dois” (15′, dir.: Émerson Maranhão) traz a história do enfermeiro Caio José e do acadêmico Kaio Lemos, cujas histórias poderiam ser iguais a tantas outras se não fosse pelo fato de serem homens transgêneros.

Para o encerramento da noite, os participantes contam com Sarau (com Miranda, Layla Sah, Dih Marques, Jorge Costa, Stefanny Mendes e Zabeli) e show com Verônica Valenttino.

O que rola hoje na Mostra Competitiva Internacional

A partir das 18h30 a Sala 02 do Dragão do Mar dá início à exibição de filmes que concorrem ao Troféu Elke Maravilha. Em “Mãos e Asas” (18′, Coréia do Sul. Dir.: Sungbin Byun), um jovem com deficiência rejeita, um dia, a ajuda da mãe. “A Guarda Virtual” (14’30”, Argentina. Dir.: Daniela Aguinsky) conta história de uma garota que conhece outra… através de uma câmera de segurança. Em “Abelha Rainha” (17’25”. Dir: Thayla Fernandes), a monótona vida de Isabel é cercada pelos cuidados da mãe e o conflito interno que nasce do interesse sexual por Iraí, vendedora de mel da região.

Megg – A margem que Migra para o Centro” (15′. Dir.: Larissa Nepomuceno e Eduardo Sanches) conta a história da travesti negra, oriunda de Cianorte (noroeste do Paraná), que concluiu mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, onde leciona. A comédia transgênero “Celebre Eileen!” (25′, Alemanha. Dir.: Judith Westermann) conta história de dois amigos em odisseia de um dia por Munique.

Em “XY” (13’37”, Chile. Dir.: Sofia Jaeger), Manuel e Isidora estão saindo há um mês, até que chega momento de Manuel revelar um importante segredo. “Entre o Verão e o Outono” (1h36, Alemanha. Dir.: Daniel Manns) conta a vida de Revise Lena, de 17 anos, que se apaixona pela namorada de seu irmão mais velho.

Author: For Rainbow

Deixe uma resposta